sábado, 18 de setembro de 2010

CORUMBÁ DO SÉCULO XVIII . ASSIM QUE TUDO COMEÇOU.




18/09/2010


Justamente na época em que na europa estava ocorrendo as transformações, para uma possivel pré-revolução industrial. Surge um personagem muito ilustre que viria a contribuir para o nascimento da cidade de Corumbá.Partindo de Lisboa, das águas do Tejo, já nomeado em julho de 1771, pelo até então rei D.José e somente em 12 de Outubro de 1771, a bordo das naves Santa Ana-Carmo-São José, chegaria então em 1º de dezembro, na Capital do Brasil (Rio de Janeiro ), sendo recepcionado pelo Marquês de Lavradio. De onde seguiriam até Vila Bela, atravessando Minas Gerais e Goias, com uma comitiva de 56 pessoas, entre eles roupeiro e diversos militares escoltando a expedição e mais de 100 animais de montaria e transporte.
Levariam seis meses de viagem, sendo que a comitiva sairia em  17 de maio , com 12 dias de parada em Vila Real de Bom Jesus de Cuiabá. Em 5 de dezembro de 1772, chegariam finalmente a Capital da província. E na primeira quinzena de dezembro na presença das autoridades, do cléro e de todo o povo da pequena cidade, Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáçeres , tomaria posse do cargo antes mesmo que se oficiassem a Missa solene.
Assim que assumiu o cargo o novo governador, procurou fazer o primeiro Censo  da população, chegando a estimativa de um pouco mais de 15 mil pessoas. Muito era preciso à  ser  feito naquela época. Época em que o sistema sanitário era muito precario  na região de Mato Grosso, assim como em todo o Brasil. Procurou por ordem na casa, instituiu um " Tribunal de Justiça " e sempre teve a preocupação com as questões fronteiríças.
Na região do Pantanal, através do rio Paraguai, fundou o forte que seria o de Nova Coimbra e um povoado que seria a de Albuquerque (?) e mais tarde viria a ser Vila de Santa Cruz de Corumbá. O leitor crítico pode observar que naquela época , tudo acontecia lentamente, num sistema de longa duração, uma vez que o Brasil daqueles tempos ainda estava quase imóvel e a tão esperada revolução, ainda não estava nos planos de um povo  esquecido aqui nessas longincuas terras do Brasil.                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário