quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CONHECENDO CORUMBÁ: FOTO DO DIA



Esta é a rua Frei Mariano onde nos períodos de festas, o púbico desce para brincar o carnaval, show músical , desfile cívico militar  e se concentrando na Avenida General Rondon.

CORUMBÁ: O PORQUE DE SUA EXISTÊNCIA(?)

   
Por volta do século XVIII o que ainda se discutia, era  o descobrimento da América e do Brasil. As lutas entre os portugueses e espanhóis, por questões territoriais, período que compreende entre (1640-1750), e que aconteceram "tanto no campo diplomático quanto no campo de batalhas". Foi através dessas lutas que nasceram  a idéia, e assim as duas corôas assinaram os Tratados de Madri e de Santo Ildefonso, e o convênio de El Prado.
Com a morte do Rei D.José em 1777, subiu ao trono de Portugal a Rainha D.Maria I, que logo em seguida tratou de afastar do cargo de Secretário de Negócios do Estado, o Marquês de Pombal, sendo substituído por Martinho de Melo.Por outro lado Carlos III,  irmão da soberana se encontrava no trono espanhol.
Em meados do século XVIII, no Brasil acontecia vários ataques por parte dos espanhóis, na parte Sul de Mato Grosso, razão pela qual a essas transformações tanto político e internacional é que se resolve pela construção do Forte de Coímbra e da Vila de Albuquerque, pelo até então quarto governador da Capital de Mato Grosso, Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáçeres. A delimitação de fronteiras impostas pelo tratado de Stº. Ildefonso, daria o início da fundação do forte e da cidade: o forte teria o nome de Presídio de Nova Coímbra e a cidade a principio, povoação de Albuquerque, o leitor  pode observar, que em todos os lugares em que a Corôa portuguesa colonizava, deixava a sua marca registrada da sua soberania..
A Capitania de Mato grosso se separa da de São Paulo por volta de 1748. E logo é providenciado a Capital da nova província. Com isso Luis de Albuquerque se torna governador vinte anos mais tarde, onde exercera sua  funções até 1789. Devido muitos conflitos de fronteiras, o governador da província resolve fundar fortes e vilas, como forma  estratégica de frear as supostas invasões. Então dá para perceber que a criação de vilas,fortes,povoados, era uma forma de aumentar a população, para lutar contra os invasores.
Percebe-se que o nascimento da cidade, surge com a finalidade da população se tornar a guardiã  da nação. à Cidade de Corumbá estava reservada o destino de ser a sentinela da pátria, da bravura de sua gente consciente de seu valor para o futuro do nosso país, cuidando e preservando a terra conquistada, diante de sacrifício imposto pela guerra e pela distância dos grandes centros, isolamento que foi e é a marca do tempo que sempre a fez ser respeitada na história do nosso estado e do nosso país.