segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Blog do Marcelino Filho: FUNDAÇÃO DA CIDADE DE CORUMBÁ.(SÉCULO XVIII )

Conforme Ata de Fundação da Cidade,e seguindo ordens do até então Governador e Capitão General da Capitanias de Mato Grosso em Cuiabá, o Exmo. Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, seguiram para tomarem posse dessas  terras aqui situada na margem Ocidental do Rio Paraguai,que compreende uma légua pouco mais ou menos, onde o Sargento Mor Comandante , Marcelino  Roiz  Camponês, tendo consigo  o Capitão Mor das Conquistas Sr. João Leme do Prado e varias outras pessoas ,resolvem fundar um povoado, em Albuquerque,erguendo uma grande cruz, o que dá a entender que a religião predominava muito forte naquele período.
Com isso começa-se a construção de alguns ranchos naquelas proximidades e logo em seguida ambos seguem para a região onde está situado o Forte Coimbra para então ser construído uma fortificação, no tempo em que o termo fortificação tinha significado de Fortaleza.  Aos 21 de Setembro de 1.778, assinam a referida Ata de Fundação : Marcelino Roiz  Camponês - João Leme do Prado -Salvador Roiz de Siqueira - Manoel Pereira da Silva- Alexandre Ferreyra Netto - Manoel José Corrêa - José Joaquim de Almeida e Manoel Barbosa Paes.

CORUMBÁ DO SÉCULO XVIII


Inegavelmente  Corumbá é uma cidade Histórica do Século XVIII.Acredito ser uma das poucas em nosso país a conservar a riqueza de seus prédios Históricos. Patrimônio incalculável, mas que representa que os que aqui passaram, tinham uma certa altivez na construção dessa cidade que muito representou e continua a representar para o nosso país.Uma cidade que a natureza muito à privilegiou,com seu rio Paraguai,onde muitas riquezas por aqui passaram com a vinda dos imigrantes de varias partes da europa e que continua a contribuir para o progresso da nossa nação, com a sua Mineração e o seu turismo que faz com que essa beleza da fauna e da flora seja divulgada para os quatro cantos do mundo.É importante lembrar que Corumbá se escreve com o branco do maçiço calcareo,que faz com que a cidade seja reconhecida com o nome de CIDADE BRANCA com o ferro abundante do morro do Urucum,mas que é importante lembrar que  a sua exploração e exportação deste importante minério, um dia vai ter  fim e o verde inenarravel desse grande Complexo que é o nosso Pantanal,que devemos preserva-lo para que  futuras gerações possam contempla-la e lembrar que um dia tudo isso foi  "Mar de xaraés".