terça-feira, 28 de junho de 2011

A ERA DO CAPITAL 1848-1875



A ERA DO CAPITAL 1848-1875.
Hobsbawm Eric J:" A ERA DO CAPITAL 1848-1875" Ed. Paz Terra 2ª edição.
Cap.02 A Grande Expansão.






 Para que o leitor entenda como os acontecimentos  foram se construindo no inicio do séc.XIX. O historiador Eric J. Robsbawm descreve esse desenrolar de uma série de acontecimentos que se segue. É preciso lembrar que 1848 foi marcado pela dupla "Revolução "  a revolução Francesa e a revolução Industrial.
    Assim que as revoluções e suas chamas se apagaram, um novo estilo e uma série de valores político econômico e cultural, dariam o nascimento da Era do Capital. Foi um período muito curto, onde todos os acontecimentos surgiriam , rápido e a sociedade acreditava que o crescimento econômico somente aconteceria através da competição em torno das mercadorias.
   Segundo Hobsbawm os anos seguintes que sucedem 1848 até o incio de 1870 foram de grandes descobertas e de transformações. Um período em em que o mundo passou a ser capitalista e os poucos países considerados "desenvolvidos" se transformariam em países de economias industriais. Era novos tempos que estava se desenvolvendo , uma explosão nas exportações inglesas começaria muito rapidamente por volta de 1850. Nesse período acontece a combinação de capital barato, aumento de preços que iria se desenrolar até os anos de 1857. Os lucros das mercadorias estavam à disposição dos produtores, comerciantes e até mesmo dos investidores, que estavam inflamados pela rápida expansão. Não era só os empresários que lucravam com o desenvolvimento, a taxa de emprego cresceu muito, tanto na Europa como também no resto do mundo.
  O grande aumento no custo das mercadorias fez com que o tumulto da expansão ficasse bem reduzido, a alta taxa de emprego e o aumento nos salários dos trabalhadores, foram importantes para que os governos apagassem as chamas sacudidas pela revolução. Foi um período aparentemente calmo que chegou ao seu final com a depressão de 1857. Do ponto de vista político, tratava-se de uma interrupção de uma era do crescimento capitalista que foi crescendo em larga escala alcançando a década de 1860 e chegando ao seu ápice entre os anos de 1871 a 1873. O capitalismo passou a ser a palavra de ordem, qualquer coisa era vendável  negociadas. A politica da revolução já  não era a mesma por volta de 1866 e nem igual a de 57-58 , ela passa a ganhar a forma de novas idéias, num período de expansão. As cidades Europeias passaram a ser visitadas pelos turistas, as lojas a exibir a moda daquela época.
   A partir de 1870 a revolução Industrial ainda era impulsionada pela criação e técnicas dos tempos passados, mas o mais importante é que já aí se desenvolveria a química nas indústrias pesadas e na medida em que  a  comunicação se desenvolvia, também se desenvolvia a parte elétrica. As universidades se aperfeiçoariam seus laboratórios. A competição do conhecimento revolucionária as indústrias e melhoraria o seu desempenho.
  A população passou a se comunicar através do telégrafo , as correspondências chegariam ao seu destino mais rápido através da estrada de ferro, as indústrias passariam a fabricar as tintas artificiais e um dos grandes avanços da época foi a fotografia. Essa euforia já preocupava os economistas que já previam um colapso nas indústrias e nas estradas de ferro americana até a sua falência. A queda nas ações da bolsa de valores alemã e a paralisação dos fornos das grandes indústrias de ferro preocupariam o mundo dos negócios na Europa.
  Segundo Hobsbawm, aconteceria uma quebradeira total, o desemprego tomaria conta em grande escala, a imigração de trabalhadores teve que ser reduzida pela metade. A palavra crise passava a ser uma constante.Na visão dos grandes observadores daquela época, não havia dúvida de que o grande boom do desenvolvimento teria seguido por uma depressão e que a história a partir daquela data não seria mais a mesma, não seria somente  história da Europa e sim a história do mundo.
 O mundo passaria a ser conhecido como jamais tinha sido antes. As grandes embarcações passariam a transportar as mercadorias via fluvial. Já não era mais possível admitir a distância, uma vez que as ferrovias se espalhavam por toda parte nos quatro cantos do mundo, a distância teria ficado mais curta, o mundo teria ficado pequeno as pessoas podiam viajar para qualquer parte do mundo com menos tempo. Depois de todos os acontecimentos anteriores das grandes descobertas, a grande preocupação se voltava para um terceiro fator que era ,  se não uma das maiores ou a maior descoberta que dali em diante iria revolucionar mais ainda o mercado financeiro dando origem as cédulas de dinheiro, cheques, letras de câmbio etc, que seria  o Ouro na Califórnia, Austrália e outros. A capacidade da sua extração aumentaria aproximadamente entre seis a sete vezes mais.
 Diante de todos esses acontecimentos e de todos avanços que se seguiram no período de 1848-1875. O capitalismo industrial se torna uma economia mundial, uma ideia que se iniciou em uma determinada região da Europa e se espalhou para o resto do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário